domingo, 4 de setembro de 2016

Poemas Nordestinos

Poemas Nordestinos


O nordeste está repleto não somente de belezas naturais como também de poesias que retratam de forma perfeita os anseios e a cultura da região mais quente do país. Conheça alguns belos poemas Nordestinos, e, consequentemente os costumes dessa região com uma cultura tão rica.

Nordeste

Poemas Nordestinos

Poema 1:

Sertão, argúem te cantô,
Eu sempre tenho cantado
E ainda cantando tô,
Pruquê, meu torrão amado,
Munto te prezo, te quero
E vejo qui os teus mistéro
Ninguém sabe decifrá.
A tua beleza é tanta,
Qui o poeta canta, canta,
E inda fica o qui cantá.
(Patativa do Assaré)

Cordel

Poema 2:

O Mundo é da Mulher

Que dizer de quem encanta
Somente em aparecer
Lindeza que se levanta
Aos que têm olhos de ver?
Que ser é este, irmandade,
Que inventa a felicidade
Quando se deseja e quer
Que poder que irradia
De Madalena a Maria
O mundo é da Mulher
(Merlânio Maia)

Seca

Poema 3:

Meu nome é Nordeste
Tenho seca tenho fome
tenho pressa companheiro
se o desprezo me consome
eu sou forte e verdadeiro
você vem mas logo some
sabe bem que eu tenho nome
sou Nordeste Brasileiro.
(Guibson Medeiros)

Cultura Nordestina

Poema 4:

Cultura Nordestina

O Nordeste brasileiro
Pela seca, castigado
Não se dobra às intempéries
Nem se sente injustiçado
Ao contrário, mantém viva
A riqueza que cultiva
Nos anais de cada estado

Patativa do Assaré

Poema 5:

Amor Nordestino

Eita que sem você aqui fico é borocoxô.
Não tem saudade pixototinha não.
Aqui ela não bate perna nem a pau.
Ela fica dando barruada o tempo todo no coração.

Vôte que dentro do peito
Esse amor é um pipôco só.
É falar sem arrudiar mesmo
Meu coração é seu homi, ó!

Nascimento

Poema 6:

Eu sou cobra criada na caatinga
Já conheço as tocas do caminho
Meu alforge é carregado de oração
Aprendi a ser valente com Lampião
Mas a minha arma de fogo é a fé
Acredito em Jesus de Nazaré
E na força do povo do sertão

Seca

Poema 7:

A Influência da Flor

Quando a semente germina,
dentro da terra vigora,
enraíza, suga a seiva,
bota a folhinha de fora,
toma gosto, cria caule,
desenvolve, cresce e flora.
A flor nasce de uma planta
situada num canteiro,
num cascalho, num monturo,
na várzea, no tabuleiro,
no pedregulho, na areia,
na água, no lamaceiro,…..
(José de Sousa Dantas)

Cultura

Poema 8:

Nordestino sim, Nordestinado não

Nunca diga nordestino
Que Deus lhe deu um destino
Causador do padecer
Nunca diga que é o pecado
Que lhe deixa fracassado
Sem condições de viver

Não guarde no pensamento
Que estamos no sofrimento
É pagando o que devemos
A Providência Divina
Não nos deu a triste sina
De sofrer o que sofremos

Deus o autor da criação
Nos dotou com a razão
Bem livres de preconceitos
Mas os ingratos da terra
Com opressão e com guerra
Negam os nossos direitos
(Patativa do Assaré)

Nordestinos

Poema 9:

O Nordestino

De todas as virtudes latentes no sertanejo
A coragem é a mais abrangente e audaz
É ela que transforma a estrutura raquítica
Em um super homem capaz…

Eles constroem os sonhos de uma metrópole
E depois chegam cheio de esperança
Com a força do coração…
Com alma de criança…

O destino ordena seu retorno
Eles voltam à terra de ninguém
E se juntam numa mesma ladainha
“Ave Maria, Deus Amém!”

Alegria Nordestina

Poema 10:

A seca do nordeste de efeito desastroso
Nas mãos de político e empresário ambicioso
Vira indústria que transforma miséria em algo rendoso
Enchendo bolso de corrupto asqueroso
Enquanto esvazia barriga e sonhos
De homens e mulheres tristonhos
De sertanejos nordestinos
Que caminham sem destino
À procura de uma gota d’água
No sofrido sertão de uma região
Onde o problema da seca não é climático
E todos sabem a solução
___Ela chama-se DECISÃO e IRRIGAÇÃO

Não Cai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Caxingó realiza mais uma etapa da Oficina de Planificação da Atenção à Saúde

A secretária municipal de Saúde, Arabela Santos, está satisfeita com a participação e empenho dos profissionais nas oficinas. Foi realizad...